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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horária total: 3.836 horas

 Perfil do Egresso

   

O Curso de Engenharia Ambiental entende que a formação do aluno de graduação se dá a partir da sua entrada na Academia e continua permanentemente durante o curso e posteriormente a ele. Este profissional deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

  Objetivos

O curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental deve ensejar condições para que o bacharel em Engenharia Ambiental esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, social e econômico da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto visando o desenvolvimento sustentável.

 Habilidades e Competências

A formação do Engenheiro Ambiental tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  2. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  5. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  6. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  7. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  8. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  9. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  10. Atuar em equipes multidisciplinares;
  11. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  12. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  13. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  14. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Química Geral e Orgânica 80
Microbiologia 80
Agronegócio e Ciências Ambientais 80
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Matemática 80
Ecologia e Ecossistemas 80
Geologia e Biologia do Solo 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Física 40
Topografia 80
Química Analítica e Ambiental 40
 Agrometeorologia e Climatologia 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Legislação Agrária Ambiental Ergonomia e Segurança do Trabalho) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Estatística e Experimentação 100
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto 80
Desenho Técnico e Construções 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador IV (Economia e Cooperativismo) 80

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Álgebra 80
Avaliação de Impacto e Riscos Ambientais 80
Cálculos Diferenciais 80
Ciência Política e Políticas Contemporâneas 80
Projeto Integrador V  (Planejamento e Gestão Ambiental) 80

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Instrumentação 40
Eletricidade Aplicada 40
Cálculo Numérico 80
Poluição 80
Administração Mercadológica 80
Projeto Integrador V (Energias Alternativas) 80

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Hidrologia, Hidráulica Irrigação e Drenagem 80
Fenômenos de Transporte 80
Saneamento e Saúde Ambiental 100
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 80
Projeto Integrador VII (Geopolítica) 80

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos 80
Mecânica dos Sólidos e dos Fluídos 80
Planejamento Industrial e Desenvolvimento Urbano 80
Gestão Econômica de Projetos 80
Projeto Integrador VIII (Economia dos Recursos Hídricos) 80

 

9º Período

Disciplinas Carga horária
Componentes Hidromecânicos 100
Conservação e Recuperação de Ambientes 100
Tratamento de Resíduos Sólidos Líquidos e Gasosos 100
Optativa 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado I 120

 

10º Período

Disciplinas Carga horária
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Tópicos Especiais 40
Seminário Integrador 40
Estágio Supervisionado II 400

 

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Clóvis Vitório Giacóia Neder http://lattes.cnpq.br/9346714054909753
Cristiane Gattini Sbampato http://lattes.cnpq.br/0693052791598840
Fábio Antônio Pimenta de Biaso http://lattes.cnpq.br/6926230349914541
Gislaine da Silva Andrade http://lattes.cnpq.br/5785830478751253
Humberson Rocha Silva http://lattes.cnpq.br/9464306592021544
Iracema Rezende de oliveira Araujo http://lattes.cnpq.br/3453744349685106
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luis Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiz Antonio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Maurício Cezar Resende leite júnior  http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Nivaldo da Silva http://lattes.cnpq.br/3782284923386528
Paulo Herique Pereira http://lattes.cnpq.br/5331738115151981
Ramiro Machado Rezende http://lattes.cnpq.br/0137435812541824
Samuel Carvalho dos Santos http://lattes.cnpq.br/3144473192587163
Vitor Marcelino http://lattes.cnpq.br/8190454867816706
Viviane de Fátima Silva Pessoa                 http://lattes.cnpq.br/1364489830624761
Wezer Lismar Miranda http://lattes.cnpq.br/8939063006759906

 Formas de Avaliação

A avaliação da aprendizagem no Curso de Engenharia Ambiental é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

Para que seja viabilizada dentro desta concepção, é importante que haja clareza quanto às características que nortearão a sua operacionalização:

  • Para ser contínua, a avaliação deve acontecer ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, realizada em diferentes momentos, não sendo pontual (isolada) nem um momento terminal do processo educativo.
  • Para ser sistemática, a avaliação não pode ser improvisada; deve ser um ato intencional, consciente e planejado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Requer-se clareza quanto às suas finalidades, bem como quanto à utilização de instrumentos e medidas adequadas, que seja pensada como uma atividade permanente, permitindo acompanhar passo a passo a evolução do aluno na assimilação, construção e produção do seu conhecimento.
  • Para ser integral, a avaliação deve estender-se a todos os domínios do comportamento: cognitivo, afetivo e psicomotor.
  • Para estar voltada ao alcance dos objetivos, a avaliação deve ser planejada de acordo com o perfil profissional delineado no PPC, explicitado na forma do desempenho (conhecimentos, habilidades e atitudes) desejado no graduando.
  • Para ser indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser coerente com o projeto pedagógico, no sentido de refletir os objetivos e princípios que o norteiam. Não pode se limitar a um momento separado ou independente do processo de ensino.
  • Para ser inclusiva, a avaliação deve facilitar ao professor, quando detectar problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, propor alternativas de recuperação desta, integrando o aluno na busca persistente do alcance dos objetos desejados.
  • Para ser abrangente, a avaliação não deve se restringir ao desempenho do aluno, mas também fornecer subsídios para avaliar o desempenho do professor e de outros profissionais envolvidos na formação acadêmica, auxiliando na tomada de decisões sobre o projeto pedagógico.
  • Para ser cooperativa, a avaliação deve ter atuação ativa de todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando feedback mútuo e reflexão sobre o próprio desempenho (autoavaliação).

A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na concepção do curso tem por objetivo visualizar as projeções sociais e reais, não simplesmente interagindo-os, mas construindo-os.

Tipos de Avaliação do Rendimento Acadêmico

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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