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  Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Licenciatura – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.616 horas

 Perfil do Egresso

   

De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional da UninCor, os cursos de graduação devem priorizar a formação de profissionais, que: “estejam preparados para atender as demandas do exercício profissional específico, que saiba mobilizar conhecimentos, transformando-os em ação, que saiba avaliar criticamente a própria atuação e o contexto em que atua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade, conforme preconiza o Parecer CNE/CP 09/2001”.

Desta maneira, o Curso de Licenciatura em Educação Física busca a formação de profissionais capazes de:

  • Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação;
  • Atuar com discernimento ético, distinguindo-se pela sua responsabilidade social, profissional e pela compreensão do papel da educação na sociedade;
  • Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos da ciência afins, orientados por valores sociais, morais, éticos estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante análise critica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmica profissional.

 Objetivos

Formar professores de Educação Física para atuar na docência das etapas de ensino básico: Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com discernimento e fundamentado na interação e integração da Educação Física no contexto escolar. 

 

 Habilidades e Competências

    • Compreender e dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
    • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
    • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
    • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
    • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
    • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
    • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
    • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
    • Contribuir na construção de saberes coletivos sobre seus alunos, a escola e a educação.

 

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia Humana 80
Bioquímica e Biofísica 80
Esportes Coletivos I 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Lazer e Recreação 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80
Prática de Formação I 20
Atividades Complementares 20

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Fisiologia Humana 80
Esportes Individuais I 80
Esportes Coletivos II 80
Comunicação e Processo Cientifico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80
Pratica de Formação II – O planejamento do Ensino 50
Atividades Complementares 20

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Didática e Planejamento do Ensino 40
Esportes Individuais I 80
Esportes Coletivos  III 80
Cinesiologia Humana 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Prática de Formação III 50
Projeto Integrador III – Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80
Pratica de Formação III – O ensino Infantil 50
Atividades Complementares 20

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
História da Educação Física e Esportes 40
Metodologia da Educação Física e dos Esportes 40
Esportes Individuais III 80
Atividades Rítmicas 40
Esportes Coletivos IV 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador IV (Primeiros Socorros) 40
Atividades Rítmicas 40
Prática de Formação IV - Ensino Infantil II 80
Atividades Complementares 20

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Psicologia da Educação 80
Língua  Brasileira de Sinais  (LIBRAS) 80
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 40
Educação Física Escolar I 40
Filosofia e Sociologia da Educação 80
Ciência Política e Políticas Contemporâneas 80
Pratica de Formação V – O ensino fundamental I (1º ao 5º ano) 80
Estagio Supervisionado I (o planejamento escolar e o ensino infantil I e II) 100
Atividades Complementares 20

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Educação Física e Saúde 40
Educação Física para Pessoas com Deficiência 80
Aprendizagem Motora e Comportamento Motor 80
Educação Física Escolar II 40
Gestão Educacional dos Sistemas de Ensino  40
Medidas e Avaliações 80
Pratica de Formação VI – Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) 60
Estágio Supervisionado II (o ensino fundamental) 100
Atividades Complementares 20

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Educação Afro Brasileira 40
Tecnologia da Educação 80
Administração e Organização de Eventos Esportivos 80
Politica e Organização Escolar 40
Estágio Supervisionado III ( o ensino médio) 100
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Fisiologia do Esforço 80
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) 40
Pratica de Formação VII – Ensino Médio 40
Atividades Complementares 40

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Educação Inclusiva 80
Estagio Supervisionado IV – Escolas Especiais e Educação de Jovens e Adultos 100
Nutrição Aplicada à Educação Física 40
Optativas 40
Pratica de Formação VII I– Escolas Especiais 40
Pratica de Formação IX – Iniciação Esportiva e Esportes Coletivos  40
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) 40
Atividades Complementares 40

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Andrea Pereira Martins Vinhas  http://lattes.cnpq.br/7179370704046009
Cristiane Gattini Sbampato http://lattes.cnpq.br/0693052791598840
Helder Francis de Lima http://lattes.cnpq.br/7041178050977767  
Luciana Barcelos Penha Pereira http://lattes.cnpq.br/3064685618714410
Luis Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiza Procópio Sarrápio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Luiz Antonio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Luiz Felipe Silva Melo http://lattes.cnpq.br/4586840659422821
Osmarli Emília Silva  http://lattes.cnpq.br/2286114148393053
Patrícia de Carvalho http://lattes.cnpq.br/1879875056088451
Rosana Maria Dos Anjos Rito http://lattes.cnpq.br/1576537127991249
Tânia Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/1955433569332714 
Wagner Vinhas http://lattes.cnpq.br/7199760086305599  

 

 

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada à natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento. 

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso 

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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