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educacao fisica bacharelado

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3233 horas

 Perfil do Egresso 

   

De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional da UninCor, os cursos de graduação devem priorizar a formação de profissionais, que:

“estejam preparados para atender as demandas do exercício profissional específico, que saiba mobilizar conhecimentos, transformando-os em ação, que saiba avaliar criticamente a própria atuação e o contexto em que atua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade, conforme preconiza o Parecer CNE/CP 09/2001”.

Desta maneira, o Curso de Bacharelado em Educação Física busca a formação de profissionais capazes de: Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação; Atuar com discernimento ético, distinguindo-se pela sua responsabilidade social, profissional e pela compreensão do papel da educação na sociedade; Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos da ciência afins, orientados por valores sociais, morais, éticos estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática. Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante análise critica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmica profissional.

 Objetivos 

O curso de Bacharelado em Educação Física deve ensejar condições para que Licenciado esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto.

 Habilidades e Competências 

As competências básicas a serem adquiridas no Curso de Bacharelado em Educação Física devem preparar o bacharel para:

  • Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
  • Domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação em equipes interdisciplinar;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
  • As habilidades básicas a serem adquiridas no Curso de Bacharelado em Educação Física devem preparar o bacharel para:
  • Tomada de decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de procedimentos e de práticas. Para este fim os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
  • Ser ético e manter a confiabilidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;
  • Trabalhar em equipe multiprofissional,
  • Estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Elaborar projetos e atividades que possibilitem a participação da comunidade envolvida na praticas de atividades físicas visando a melhoria de saúde e atividades socioculturais.
  • Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
  • Planejar e implementar programas de atividades físicas, considerando as especificidades dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde e trabalho;
  • Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente deste processo.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas

Carga horária

Anatomia Humana

80

Bioquímica e Biofísica

80

Esportes Coletivos I

80

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

80

Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

80

 

2º Período

Disciplinas

Carga horária

Fisiologia Humana

80

Esportes Individuais I

80

Esportes Coletivos II

80

Comunicação e Processo Cientifico

80

Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

80

 

3º Período

Disciplinas

Carga horária

Metodologia do Ensino das Lutas

40

Esportes Individuais II

80

Esportes Coletivos III

80

Cinesiologia Humana

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

80

Projeto Integrador III ( Meio Ambiente e Sustentabilidade)

80

 

4º Período

Disciplinas

Carga horária

História da Educação Física e Esportes

40

Metodologia da Educação Física e dos Esportes

40

Esportes Individuais III

80

Esportes Coletivos IV

80

Fisiologia do Esforço

80

Desenvolvimento Social e Humano

80

Projeto Integrador IV (Primeiros Socorros)

40

 

5º Período

Disciplinas

Carga horária

Nutrição Aplicada á Atividade Física

80

Medidas e Avaliações

80

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

40

Metodologia do Ensino do Atletismo

80

Atividades Rítmicas

40

Ciência Política e Políticas Contemporâneas

80

 

6º Período

Disciplinas

Carga horária

Educação Física e Saúde

40

Educação Física para Deficiente

80

Comportamento Motor e Aprendizagem Motora

80

Metodologia do Ensino dos Esportes Aquáticos

80

Ciências do Treinamento Esportivo

80

Optativa

40

 

7º Período

Disciplinas

Carga horária

Atividade Física em Academia e Personal Trainning

80

Gestão e Marketing Esportivo

80

Atividade Física, Estilo de Vida e Lazer

80

Metodologia do Ensino da Dança

80

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

Tópicos Especiais

40

Estágio Supervisionado I

200

 

8º Período

Disciplinas

Carga horária

Ginastica Laboral

80

Planejamento, Gestão e Marketing em Atividades Desportivas e Culturais

80

Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas

40

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

Seminários Integradores

40

Estágio Supervisionado II

200

 

 

Corpo Docente

Docente

Lattes

Alexandre Tourino Mendonça

http://lattes.cnpq.br/8953958720405447

Anderson Ranieri Massahud

http://lattes.cnpq.br/3114643849243387 

Andrea Pereira Martins Vinhas

 http://lattes.cnpq.br/7179370704046009

Cilene Margarete Pereira

http://lattes.cnpq.br/9574577449606443

Cristiane Gattini Sbampato

http://lattes.cnpq.br/0693052791598840

Edison Lucio dos Santos

http://lattes.cnpq.br/3751376046312949  

Helder Francis de Lima

http://lattes.cnpq.br/7041178050977767  

Jocyare Cristina Pereira de Souza

http://lattes.cnpq.br/6971092838621749

Júlio Cesar Enezio

http://lattes.cnpq.br/9155456996078714

Luciana Barcelos Penha Pereira

http://lattes.cnpq.br/3064685618714410

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

http://lattes.cnpq.br/9219777786891977

Luiz Augusto Reis Almeida

http://lattes.cnpq.br/7699499619796584

Luiz Antônio Andriatta Ayres

http://lattes.cnpq.br/5351089490378994

Luiza Procópio Sarrápio

http://lattes.cnpq.br/3676061586080143

Mauricio Cezar Resende Leite Júnior

http://lattes.cnpq.br/3507030985634876

Patrícia de Carvalho

http://lattes.cnpq.br/1879875056088451

Tânia Maria da Silva

http://lattes.cnpq.br/1955433569332714 

Terezinha Richartz

http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

Valmir Flores Domingues

http://lattes.cnpq.br/3687471400161013

Wagner Vinhas

http://lattes.cnpq.br/7199760086305599  

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada à natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento. 

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.