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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso

   

O perfil desejado do egresso do Curso de Ciência da Computação é coerente com os seus objetivos, atendendo aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com o perfil estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O referencial teórico-metodológico para o Curso de Ciência da Computação da UninCor, tendo em vista o perfil desejado do seu egresso, além da concepção universal do pensamento social contemporâneo, indispensável a qualquer profissional da área, deverá também estar preparado para:

  • Alcançar a visão científica do curso, com capacidade técnico-instrumental suficiente ao atendimento correto das demandas sociais;
  • Atuar nas variadas vertentes existentes no mercado de trabalho, como profissional autônomo, ou docência, ou pesquisador ou na prática de trabalho interdisciplinar;
  • Ter consciência do cumprimento de seus deveres éticos - profissionais em qualquer situação cotidiana.
  • Possuir formação sólida em computação e matemática que o capacite a construir softwares de propósito geral para ajudar a planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar a eficiente e eficaz consolidação e o funcionamento das organizações, com efetividade;
  • Conhecer e respeitar os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e utilização de sistemas computacionais bem como saber agir de forma coerente e reflexiva na construção de sistemas de computação;
  • Considerar como pilar de sua carreira a inovação, criatividade, empreendedorismo e senso de trabalho em equipe e humanizado.

 Objetivos

Formar profissionais com conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos na área de Computação, aptos a desempenharem suas funções com conhecimento e experiência necessária para se engajarem em atividades de concepção, análise e desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas computacionais para a resolução de problemas nos mais diferentes domínios.

 Habilidades e Competências

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Ciência da Computação, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0136/2012) – em 09 de março de 2012 – transcreve os benefícios para a sociedade dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, “Os cientistas da computação são responsáveis pelo desenvolvimento científico (teorias, métodos, linguagens, modelos, entre outras) e tecnológico da Computação. Eles constroem ferramentas que são normalmente utilizadas por outros profissionais da área de Computação, responsáveis pela construção de software para usuários finais e projetos de sistemas digitais. Eles são também responsáveis pela infraestrutura de software dos computadores (sistemas operacionais, compiladores, banco de dados, navegadores entre outras) e software para sistemas embarcados, sistemas móveis, sistemas de computação nas nuvens e sistemas de automação, entre outros. Também são responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações de propósito geral. Os cientistas da computação aplicam métodos e processos científicos para o desenvolvimento de produtos corretos. Sabem fazer uso da interdisciplinaridade, na medida em que conseguem combinar ciências, dando a elas um tratamento computacional.”

Diante a essas expectativas e de acordo com as DCNs, o curso de graduação em Ciência da Computação deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  1. Compreender os conceitos e fundamentos da Ciência da Computação para o desenvolvimento de software e hardware;
  2. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de análise e desenvolvimento e também reconhecer a importância do pensamento lógico em situações do cotidiano e suas aplicações;
  3. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera computacional, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  4. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar sistemas computacionais, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  5. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  6. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  7. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar, analisar, manter e consolidar projetos computacionais visando o equilíbrio de todos os fatores envolvidos com qualidade e confiabilidade; e
  8. Desenvolver capacidade para realizar gestão e prover organização no âmbito administrativo que envolva sistemas de computação e se preocupar com os princípios de interação humano-computador da atualidade.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Algoritmo e Lógica de Programação 80
Computação, Tecnologia e Sociedade 80
Matemática 80
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Álgebra Linear 40
Algoritmos I - Linguagem de Programação 80
Matemática Discreta 40
Arquitetura de Computadores 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Algoritmos II - Estrutura de Dados 80
Sistemas Operacionais 40
Cálculo Diferencial e Integral I 80
Sistemas Distribuídos 40
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Meio ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Algoritmos III - Complexidade e Otimização 80
Cálculo Diferencial e Integral II 80
Engenharia de Software I 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador IV (Interação Homem-Máquina) 80

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Banco de Dados I 80
Engenharia de Software II 80
Programação Orientada a Objetos I 80
Redes de Computadores I 80
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Estágio Supervisionado I 100

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Banco de Dados II 80
Pesquisa Operacional 40
Probabilidade e Estatística 40
Programação Orientada a Objetos II 80
Redes de Computadores II 80
Robótica e Automação 40
Tópicos Especiais 40
Estágio Supervisionado II 100

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Circuitos Digitais 80
Computação Gráfica e Processamento de Imagens 80
Programação e Design para Web 80
Segurança e Auditoria de Sistemas 80
Seminários Integradores 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado III 100

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Inteligência Artificial 80
Linguagens Formais e Autômatos 80
Programação para Dispositivos Móveis 80
Telecomunicações 80
Optativa 40
Projeto de Conclusão de Curso II 40
Estágio Supervisionado IV 100

 

Corpo Docente

Adauto Mendes Bernardes Júnior http://lattes.cnpq.br/3254047159668408
Alexandre Pereira Norberto http://lattes.cnpq.br/4526375027396636
Cilene Margarete Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Eliane Feitosa  http://lattes.cnpq.br/7137220037053592
Helena Maria Pereira Borges http://lattes.cnpq.br/7799981941906438
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
Lúcio Henrique de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5772539730216368
Luiza Procópio Sarrápio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Marcos Carnevali http://lattes.cnpq.br/3951243808944077
Maria Carolina Silva Castro Oliveira http://lattes.cnpq.br/8677353806798476
Paulo Henrique Pereira http://lattes.cnpq.br/5331738115151981
Priscila Ligabó Murarolli http://lattes.cnpq.br/7066307667377441
Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques http://lattes.cnpq.br/6991929220004023
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070



 

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

•              VA 1 = 15 pontos

•              VA 2 = 25 pontos

•              VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

•              NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.

•              RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 

 Autoavaliação

A autoavaliação proposta para o Curso de Ciência da Computação visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

Para isso a Autoavaliação do Curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

O processo autoavaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico-administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da autoavaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

    

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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