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agronomia

 Informações Gerais

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horária total: 3936 horas

 Perfil do Egresso 

   

O Engenheiro Agrônomo egresso do curso de Agronomia da UninCor deverá ter sólida formação científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver tecnologias, tanto no aspecto social quanto à competência científica e tecnológica que permitirão ao profissional atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O formando deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

O aluno deverá receber sólida formação humanística, política e técnica, com enfoque curricular generalista, de forma a obter habilidades e competências para analisar a conjuntura que envolve a unidade produtiva, percebendo as implicações sociais, políticas, econômicas, ambientais e técnicas de sua atuação, com uma postura questionadora e com domínio das técnicas indispensáveis para a apresentação de soluções garantidoras do desenvolvimento sustentável.

 Objetivos 

Formar Engenheiros Agrônomos eficientes, éticos, dinâmicos, ecléticos e aptos a enfrentar os diferentes ambientes e as constantes mudanças do setor agrário, otimizando recursos físicos, materiais, econômicos e temporais, garantindo a qualidade de vida, tendo como base a responsabilidade social, observando no processo de inovação tecnológica, a compatibilização do desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental para o desenvolvimento regional e nacional.

O Curso de Agronomia da UninCor visa a formação de profissionais que sejam capazes de compreender e traduzir as necessidades individuais e coletivas da sociedade, bem como de grupos sociais específicos, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, ambientais, gerenciais e organizativos, assim como de utilizar racionalmente os recursos disponíveis conservando o equilíbrio do ambiente.

São objetivos específicos do Curso de Agronomia da UninCor:

  • Garantir sólida formação humanística, política e técnica com enfoque curricular generalista;
  • Ofertar ao setor produtivo, profissionais que atuem nos diferentes nichos de mercado, utilizando os recursos naturais, ambientais e tecnológicos de forma sustentável;
  • Estimular os trabalhos de iniciação científica e extensão rural, com o objetivo de capacitar o aluno destacando a realidade agrícola regional;
  • Formar profissionais com visão integrada do sistema produtivo;
  • Fomentar a integração com a comunidade científica, através de intercâmbio com pesquisadores, professores e alunos e da participação de eventos técnico-científicos;
  • Proporcionar condições para o desenvolvimento, no acadêmico, de uma atitude ética e responsável, nas suas relações profissionais e pessoais, com a natureza e com a sociedade;
  • Atender à demanda regional por profissionais da área;
  • Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

 Habilidades e Competências 

Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;

  1. Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
  2. Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  3. Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  4. Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  5. Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
  6. Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

 

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular 

1º Período

Disciplinas
Química Geral e Orgânica
Microbiologia
Agronegócio e Ciências Ambientais
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Matemática
Ecologia e Ecossistemas
Geologia e Biologia do Solo
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Física
Topografia
Química Analítica e Ambiental
Agrometeorologia e Climatologia
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Legislação Agrária Ambiental, Ergonomia e Segurança do Trabalho)

4º Período

Disciplinas
Estatística e Experimentação
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Desenho Técnico e Construções
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Projeto Integrador IV (Planejamento e Gestão Ambiental)

5º Período

Disciplinas
Propriedades e Classificação de Solos
Citologia, Histologia e Anatomia Vegetal
Bioquímica
Zootecnia
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas
Projeto Integrador V (Máquinas, Mecanização Agrícola e Logística)

6º Período

Disciplinas
Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas
Morfologia, Sistemática e Fisiologia Vegetal
Floricultura e Paisagismo
Forragicultura e Nutrição Animal
Administração Mercadológica
Projeto Integrador VI - Silvicultura

7º Período

Disciplinas
Hidrologia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem
Genética e Melhoramento de Plantas
Zoologia e Entomologia Geral
Fitopatologia Geral
Projeto Integrador VII (Microbiologia Industrial e Biotecnologia)

8º Período

Disciplinas
Física do Solo e Conservação e Manejo do Solo e Água
Fitopatologia Aplicada
Entomologia Aplicada
Tecnologia de Produtos Animais e Vegetais
Tecnologia de Produção de Sementes
Projeto Integrador VIII (Extensão e Sociologia Rural)

9º Período

Disciplinas
Grandes Culturas
Olericultura
Fruticultura
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado I
Optativa

10º Período

Disciplinas
Trabalho de Conclusão de Curso II
Tópicos Especiais
Estágio Supervisionado II

   

Docente

Alexandre Tourino Mendonça

Aurivan Soares de Freitas

Camillo Francesco Cesare Canella Filho

Cristiane Gattini Sbampato                                               

Cilene Margarete Pereira

Eliana Alcantra

Humberson Rocha Silva

Jocyare Cristina Pereira de Souza

Lourival Eustáquio de Melo

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Luiz Antonio Andriatta Ayres

Luiza Procópio Sarrapio

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

Miriam de Lourdes Oliveira e Silva

Paulo Henrique Pereira

Nivaldo da Silva

Ramiro Machado Rezende

Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques

Terezinha Richartz Santana

Viviane de Fátima Silva Pessoa

Wezer Lismar Miranda                                                       

Zionel Santana

 

 Formas de Avaliação 

A avaliação da aprendizagem no Curso de Agronomia é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

Para que seja viabilizada dentro desta concepção, é importante que haja clareza quanto às características que nortearão a sua operacionalização:

  • Para ser contínua, a avaliação deve acontecer ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, realizada em diferentes momentos, não sendo pontual (isolada) nem um momento terminal do processo educativo.
  • Para ser sistemática, a avaliação não pode ser improvisada; deve ser um ato intencional, consciente e planejado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Requer-se clareza quanto às suas finalidades, bem como quanto à utilização de instrumentos e medidas adequadas, que seja pensada como uma atividade permanente, permitindo acompanhar passo a passo a evolução do aluno na assimilação, construção e produção do seu conhecimento.
  • Para ser integral, a avaliação deve estender-se a todos os domínios do comportamento: cognitivo, afetivo e psicomotor.
  • Para estar voltada ao alcance dos objetivos, a avaliação deve ser planejada de acordo com o perfil profissional delineado no PPC, explicitado na forma do desempenho (conhecimentos, habilidades e atitudes) desejado no graduando.
  • Para ser indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser coerente com o projeto pedagógico, no sentido de refletir os objetivos e princípios que o norteiam. Não pode se limitar a um momento separado ou independente do processo de ensino.
  • Para ser inclusiva, a avaliação deve facilitar ao professor, quando detectar problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, propor alternativas de recuperação desta, integrando o aluno na busca persistente do alcance dos objetos desejados.
  • Para ser abrangente, a avaliação não deve se restringir ao desempenho do aluno, mas também fornecer subsídios para avaliar o desempenho do professor e de outros profissionais envolvidos na formação acadêmica, auxiliando na tomada de decisões sobre o projeto pedagógico.
  • Para ser cooperativa, a avaliação deve ter atuação ativa de todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando feedback mútuo e reflexão sobre o próprio desempenho (autoavaliação).

A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na concepção do curso tem por objetivo visualizar as projeções sociais e reais, não simplesmente interagindo-os, mas construindo-os.

Tipos de Avaliação do Rendimento Acadêmico

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

   

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.