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  Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 

 Perfil do Egresso

   

O Curso de Administração busca oportunizar ao egresso a qualificação necessária à compreensão de e científicas, técnicas, sociais e econômicas em processo no mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, busca habilitar o egresso ao gerenciamento à assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade e competência no trato de situações adversas presentes ou emergentes no campo de atuação do administrador. A proposta da Unincor para o egresso é instigar a prática pedagógica, na perspectiva da construção da autonomia intelectual através atividades práticas, atividades de extensão e iniciação científica.

 Objetivos

Formar profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente organizações, que sejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.

 Habilidades e Competências

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0137/2005) – Resolução nº 04 de 13 de Julho de 2005 – Art. 3º indicam que o curso de Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, captação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual a adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.” Diante a essas expectativas e de acordo com as DCNs, o curso de graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; 

II. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos

processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

VII. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 

VIII. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 Grade Curricular e Corpo Docente

1º Período

Disciplinas Carga horária
Matemática 80
Gestão de Marketing e Serviços 80
Teoria Geral da Administração 80
Comunicação e Processo Científico 80  
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80  

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Pesquisa Operacional 40
Sistema de Informação 40
Contabilidade de Custo e Gestão de Preço 80
Matemática Financeira 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80  
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80  

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Economia e Finanças Empresariais 80
Direito Tributário e Fiscal 80
Contabilidade Gerencial e Controladoria 80  
Desenvolvimento Social e Humano 80  
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80  

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Direito Trabalhista / Previdenciário 80  
Estatística 80  
Psicologia Aplicada a Organização 80  
Contabilidade I 80  
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80  

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Análise das Demonstrações Financeiras 80
Contabilidade e Finanças Públicas 80
Administração Financeira e Orçamentária 80
Ciência Política e Políticas Contemporâneas 80
Psicologia Aplicada a Organizações 80
Estágio Supervisionado I 100

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Administração Mercadológica 80
Gestão de Compras / Negociação e Contratos 80
Logística Operacional e Transportes 80
Optativa I 80
Planejamento e Gestão Estratégica 80
Estágio Supervisionado II 100

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Gestão da Produtividade 80
Gestão de Agronegócios 80
Gestão de Recursos Humanos 80
Comércio Exterior 40
Optativa II 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado III 100

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Auditoria Financeira e Empresarial 80
Gestão da Produção e Materiais 80
Gestão Ambiental  - Empresas 40
Mercado de Capitais 80
Plano de Negócios / Empreendimentos 80  
Trabalho de Conclusão de Curso II 40  
Estágio Supervisionado IV 100  
Atividades Complementares 200  

 

Corpo Docente 

Docente Lattes
Cilene Margarete Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Egrimar Lázaro dos Santos http://lattes.cnpq.br/0954316265909494
Fábio Antônio Pimenta de Biaso http://lattes.cnpq.br/6926230349914541
Helena Maria Pereira Borges http://lattes.cnpq.br/7799981941906438
Iracema Rezende de Oliveira Araújo http://lattes.cnpq.br/3453744349685106
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
Jorge Luiz dos Santos Silva http://lattes.cnpq.br/1701066550774982
Kênia Mendes http://lattes.cnpq.br/1975761276439032
Lourival Eustáquio de Melo http://lattes.cnpq.br/5812657329064514
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luis Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiz Antonio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Luiz Augusto Reis Almeida http://lattes.cnpq.br/7699499619796584
Eliane Feitosa http://lattes.cnpq.br/7137220037053592
Marcelo da Silva Reis http://lattes.cnpq.br/5204120538849724
Mauricio Cezar Resende Leite Junior  http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Nivaldo da Silva http://lattes.cnpq.br/3782284923386528
Samuel Carvalho dos Santos http://lattes.cnpq.br/3144473192587163
Thiago Mesquita Pereira http://lattes.cnpq.br/8346659023883562
Simone Rogers Bastos  
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Vitor Marcelino http://lattes.cnpq.br/8190454867816706

 

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igualou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação

A autoavaliação proposta para o Curso de Administração visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

Para isso a Autoavaliação do Curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

O processo auto-avaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da autoavaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

    

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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