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administracao

  Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso 

   

O Curso de Administração busca oportunizar ao egresso a qualificação necessária à compreensão de e científicas, técnicas, sociais e econômicas em processo no mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, busca habilitar o egresso ao gerenciamento à assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade e competência no trato de situações adversas presentes ou emergentes no campo de atuação do administrador. A proposta da Unincor para o egresso é instigar a prática pedagógica, na perspectiva da construção da autonomia intelectual através atividades práticas, atividades de extensão e iniciação científica.

 Objetivos 

Formar profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente organizações, que sejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.

 Habilidades e Competências 

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0137/2005) – Resolução nº 04 de 13 de Julho de 2005 – Art. 3º indicam que o curso de Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, captação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual a adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.” Diante a essas expectativas e de acordo com as DCNs, o curso de graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; 

II. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos

processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

VII. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 

VIII. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas

Carga horária

Matemática

80

Gestão de Marketing e Serviços

80

Teoria Geral da Administração

80

Comunicação e Processo Científico

 

Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

 

 

2º Período

Disciplinas

Pesquisa Operacional

Sistema de Informação

Contabilidade de Custo e Gestão de Preço

Matemática Financeira

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

 

3º Período

Disciplinas

Carga horária

Economia e Finanças Empresariais

80

Direito Tributário e Fiscal

80

Contabilidade Gerencial e Controladoria

 

Desenvolvimento Social e Humano

 

Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

 

 

4º Período

Disciplinas

Direito Trabalhista / Previdenciário

Estatística

Psicologia Aplicada a Organização

Contabilidade I

Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

5º Período

Disciplinas

Análise das Demonstrações Financeiras

Contabilidade e Finanças Públicas

Administração Financeira e Orçamentária

Ciência Política e Políticas Contemporâneas

Psicologia Aplicada a Organizações

Estágio Supervisionado I

 

6º Período

Disciplinas

Administração Mercadológica

Gestão de Compras / Negociação e Contratos

Logística Operacional e Transportes

Optativa I

Planejamento e Gestão Estratégica

Estágio Supervisionado II

 

7º Período

Disciplinas

Gestão da Produtividade

Gestão de Agronegócios

Gestão de Recursos Humanos

Comércio Exterior

Optativa II

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado III

 

8º Período

Disciplinas

Carga horária

Auditoria Financeira e Empresarial

80

Gestão da Produção e Materiais

80

Gestão Ambiental  - Empresas

40

Mercado de Capitais

80

Plano de Negócios / Empreendimentos

 

Trabalho de Conclusão de Curso II

 

Estágio Supervisionado IV

 

Atividades Complementares

 

 

Corpo Docente

Docente

Cilene Margarete Pereira

Egrimar Lázaro dos Santos

Fábio Antônio Pimenta de Biaso

Helena Maria Pereira Borges

Iracema Rezende de Oliveira Araújo

Jocyare Cristina Pereira de Souza

Jorge Luiz dos Santos Silva

Kênia Mendes

Lourival Eustáquio de Melo

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Luis Alberto da Silva

Luiz Antonio Andriatta Ayres

Luiz Augusto Reis Almeida

Maria Alzira Leite

Marcelo da Silva Reis

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

Nivaldo da Silva

Samuel Carvalho dos Santos

Thiago Mesquita Pereira

Simone Rogers Bastos

Terezinha Richartz Santana

Vitor Marcelino

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igualou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação 

A autoavaliação proposta para o Curso de Administração visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

Para isso a Autoavaliação do Curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

O processo auto-avaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da autoavaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

    

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.