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 Informações Gerais

    

Informações Gerais

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 06 semestres e Máximo: 12 semestres
Carga horária total: 3000 horas

 

 

 Perfil do Egresso

   

O Perfil do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Unincor é de um profissional com formação humanista e empreendedora, apto a trabalhar em equipe, capaz de solucionar problemas e executar as técnicas radiológicas, no setor de radioisótopos, indústrias e no setor de medicina nuclear atuando de maneira ética zelando pelo interesse social nos diversos setores de sua área de atuação. Como Tecnólogo em Radiologia, deve possuir uma visão direcionada à promoção do desenvolvimento a saúde e bem estar, privilegiando a prevenção, sanando ou minimizando os danos relacionados à sua área atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes, distribuidores de equipamentos hospitalares, centros de pesquisa e universidades. 

 Objetivos

O curso de Tecnólogo em Radiologia deve ensejar condições para que o tecnólogo esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da profissão e de seu gerenciamento no seu conjunto.

Formar e atualizar profissionais para a obtenção de imagens em radiologia (médica, industrial e veterinária), ultra-sonografia, radioterapia, tomografia computadorizada e medicina nuclear, atendendo à crescente demanda tecnológica em clínicas e hospitais. Formar ainda, profissionais para atuar nas áreas de alimentos, segurança, dosimetria e geração de energia.

 

 Habilidades e Competências

Ao longo da formação do tecnólogo em Radiologia, serão construídas as seguintes competências e habilidades:

  • Agir com desenvoltura nas áreas próprias do Técnólogo em Radiologia com atendimento atualizado e humanizado;
  • Aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos e sua destreza prática;
  • Utilizar os equipamentos necessários a fim de objetivar as vantagens dos procedimentos aos clientes;
  • Propor relações de trabalho humanizadoras priorizando os princípios éticos;
  • Identificar normas e procedimentos pertinentes à legislação sanitária, salientando suas responsabilidades diante das questões de saúde pública;
  • Adotar medidas de proteção individual e coletiva, considerando a equipe de trabalho e os clientes;
  • O aluno deverá desenvolver-se de forma plena e harmoniosa, mediante as competências trabalhadas no decorrer do curso, sendo entregue ao mercado de trabalho dentro das áreas de saúde, pesquisa e ensino, com as seguintes características:
  • Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de saúde pública vigente;
  • Estar apto a realizar técnicas indicadas para a realização dos exames prescritos nas diversas áreas de atuação;
  • Aplicar conhecimentos e habilidades para o bom atendimento das demandas de procedimentos nos setores de radiologia;
  • Conhecer Anatomia e Fisiologia humana aplicada à Radiologia para proceder com segurança técnico radiológica;
  • Conhecer, selecionar e aplicar tecnologias disponíveis para a boa resolução de imagens;
  • Conhecer, manipular, reconstruir o processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
  • Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
  • Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento químico das películas radiográficas, através de métodos químicos, a laser e a seco;
  • Aplicar o conhecimento quanto à organização e administração do setor de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear;
  • Desenvolver habilidades de gestão de empresas prestadoras de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear e que contribua para elevação da qualidade dos serviços e do nível de satisfação do cliente/paciente.

 

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia Humana 120
Biologia Celular e Molecular 80
Bioquímica e Biofísica 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Fisiologia Humana 120
Histologia, Embriologia e Genética 80
Biossegurança e Primeiros Socorros 80
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Patologia Geral 80
Emprego Pacífico das Radiações Ionizantes 60
Física das Radiações 60
Radiobiologia e Radioproteção 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80
Estágio I 100

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Saúde Pública e Epidemiologia 80
Farmacologia 80
Radiologia Médica 160
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador IV 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 100

 

5° Período

Disciplinas Carga horária
Radiologia Veterinária 120
Radiologia Odontológica 120
Radiologia de Alimentos 80
Administração Mercadológica 80
Projeto Integrador V 120
Estágio III - 150

 

6° Período

Disciplinas Carga horária
Densitometria Óssea e Mamografia 80
Ultrassonografia 80
Ressonância Magnética e Tomografia 120
Optativas (Língua Brasileira de Sinais – Libras, - Radiologia Industrial) 80
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Projeto Integrador VI 120
Trabalho de Conclusão de Curso 80
Estágio IV - 150

 


Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
  Carga Horária
Atividades Complementares 60
Estágio Supervisionado 500

 

Carga Horária
Disciplinas 2880
Estágios 450
Atividades Complementares 60
Carga Horária Total em Horas/aulas 3.000

 

 

Corpo Docente

      

Docente

Lattes

Cilene Margarete Pereira

http://lattes.cnpq.br/9574577449606443

Janaina de Jesus Batista

http://lattes.cnpq.br/4948125233541904

Jocyare Cristina Pereira De Souza

http://lattes.cnpq.br/6971092838621749

Letícia Rodrigues da Fonseca

http://lattes.cnpq.br/4847209046603133

Luciano Marcos Dias Cavalcantti

http://lattes.cnpq.br/9219777786891977

Luiz Antônio Andriatta Ayres

http://lattes.cnpq.br/5351089490378994

Marcos Flavio Ferreira Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/1939655135237250

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

http://lattes.cnpq.br/3507030985634876

Maysa Dutra de Moura

lattes.cnpq.br/0921410818798343

Pedro Carlos Ferreira Santos

http://lattes.cnpq.br/4502918706650690

Rosa Maria de Oliveira Lima

http://lattes.cnpq.br/2059291306301742

Shirley de Almeida Campos

http://lattes.cnpq.br/4678124420536697

Terezinha Richartz Santana

http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

Vanessa Carla Alves

http://lattes.cnpq.br/1343697268333859

 Formas de Avaliação

 A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

  • VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
  • OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
  • VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
  • VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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inscreva se

radiologia

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente

Docente

Lattes

Cilene Margarete Pereira

http://lattes.cnpq.br/9574577449606443

Janaina de Jesus Batista

http://lattes.cnpq.br/4948125233541904

Jocyare Cristina Pereira De Souza

http://lattes.cnpq.br/6971092838621749

Letícia Rodrigues da Fonseca

http://lattes.cnpq.br/4847209046603133

Luciano Marcos Dias Cavalcantti

http://lattes.cnpq.br/9219777786891977

Luiz Andreatta Ayres

http://lattes.cnpq.br/5351089490378994

Marcos Flavio Ferreira Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/1939655135237250

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

http://lattes.cnpq.br/3507030985634876

Maysa Dutra de Moura

lattes.cnpq.br/0921410818798343

Pedro Carlos Ferreira Santos

http://lattes.cnpq.br/4502918706650690

Rosa Maria de Oliveira Lima

http://lattes.cnpq.br/2059291306301742

Shirley de Almeida Campos

http://lattes.cnpq.br/4678124420536697

Terezinha Richartz Santana

http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

Vanessa Carla Alves

http://lattes.cnpq.br/1343697268333859