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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres e Máximo: 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

 

 Perfil do Egresso

   

 

O perfil desejado para o Tecnólogo em Gestão Ambiental é o de um profissional pautado pelos princípios éticos, com uma atitude proativa, capaz de atuar em equipe, interagindo com diferentes profissionais, em diversos segmentos da sociedade, e que busca o equilíbrio entre a utilização sustentável dos recursos ambientais e o desenvolvimento socioeconômico regional. O profissional deverá deter sólidos conhecimentos teóricos e aplicados sobre a complexidade ambiental, processos produtivos, produção mais limpa de processos produtivos e sobre gestão ambiental integrada.

Deverá estar apto a identificar e analisar impactos ambientais, propor alternativas para minimizar e ou remediar problemas, planejar e implementar sistemas e projetos que objetivem a utilização sustentável de recursos naturais e o gerenciamento dos resíduos gerados. O profissional deverá estar apto a realizar pesquisas, redigir pareceres, laudos e relatórios, bem como socializar conhecimentos adquiridos e tecnologias produzidas.

Para tanto, define-se como perfil do egresso:

  • Aplicar e desenvolver pesquisa aplicada e de inovação tecnológica relacionada às questões ambientais.
  • Implementar a gestão ambiental integrada em processos de produção de bens e serviços.
  • Desenvolver a capacidade empreendedora.
  • Identificar, monitorar e interpretar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar).
  • Identificar os potenciais usos dos recursos naturais de maneira sustentável.
  • Identificar as fontes e o processo de degradação ambiental e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais.
  • Avaliar os processos produtivos e propor medidas visando a implementação da produção mais limpa.
  • Aplicar a legislação ambiental local, nacional e internacional.
  • Planejar, executar e avaliar Estudos, Planos e Relatórios Ambientais previstos na legislação brasileira, e a análise de risco.
  • Colaborar principalmente no planejamento urbano e industrial.
  • Aplicar técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.
  • Utilizar sistemas informatizados de gestão ambiental.
  • Implementar sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001).
  • Planejar, executar e avaliar a Gestão Ambiental de resíduos sólidos, atmosféricos, hídricos e de ambientes naturais.

 Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental visa atender a legislação em vigor, Decreto N˚ 5.773, que aprovou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Em atendimento ao Catálogo Nacional o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental da UninCor assegura, aos acadêmicos, uma sólida formação geral e técnica, com o intuito de desenvolver no profissional as habilidades necessárias para que tratem de questões relacionadas ao controle e gerenciamento ambiental, orientado à melhoria da qualidade das atividades produtivas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a sociedade.

Além de proporcionar ao acadêmico o aprendizado regular das disciplinas técnicas e de formação geral, inerentes ao curso profissional da área, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UninCor se propõe a formar o cidadão e humanista, consciente de seus direitos e deveres com a sociedade, a fim de que possa contribuir, de maneira efetiva em sua atuação profissional e social.

 Habilidades e Competências

  • Avaliar técnica e economicamente as tecnologias e práticas gerenciais para minimização dos impactos ambientais adversos.
  • Agregar formação técnica, empreendedora, criativa, humanística e ética ao gestor ambiental, visando uma maior inserção e participação na sociedade.
  • Aplicar os conceitos de gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável.
  • Demonstrar a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo.
  • Utilizar a legislação ambiental local, nacional e internacional.
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.
  • Participar da elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais.
  • Interagir com profissionais de outras áreas, a partir de sua formação interdisciplinar.
  • Aplicar as normas de qualidade ambiental e conhecer os processos para certificação.
  • Estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançar os resultados esperados.
  • Participar da elaboração de programas de gestão de unidades de conservação.
  • Participar na elaboração de programas de identificação de poluentes e na recuperação de áreas degradadas.
  • Conscientizar a comunidade para a participação nas lutas pela conservação do meio ambiente.
  • Realizar consultoria, palestras e treinamentos em gestão ambiental.
  • Avaliar os métodos e as técnicas utilizadas para a análise, conservação e controle ambiental.
  • Identificar os fundamentos de meio ambiente relacionados às atividades da gestão ambiental.
  • Selecionar as estratégias adequadas de ação, visando o atendimento de interesses interpessoais e institucionais.
  • Definir os aspectos, impactos e riscos ambientais relacionados ao contexto empresarial.
  • Aplicar as tecnologias ambientais e implantar programas de gestão ambiental para o setor público e privado.
  • Implementar os sistemas integrados de gestão ambiental.
  • Realizar auditorias ambientais, vistoria, avaliação, laudo e parecer técnico, para área pública e privada.
  • Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.
  • Aplicar a educação ambiental para melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular 

1º Período

Disciplinas Carga horária
Química Geral e Orgânica 80
Microbiologia 80
Agronegócio e Ciências Ambientais 80
Saneamento Ambiental 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 160

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Gestão Ambiental e Recursos Hídricos 80
Ecologia e Ecossistemas 80
Geologia e Biologia do Solo 80
Mecanismos do Desenvolvimento Limpo 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 160

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Perícia e Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais 80
Topografia 80
Química Analítica e Ambiental 40
Agrometeorologia e Climatologia 80
Teoria Geral da Administração 40
Optativa 40
Estágio Supervisionado I 50
Projeto Integrador III (Legislação Agrária Ambiental e Segurança do Trabalho) 160

 

4º Período                  

Disciplinas Carga horária
Poluição Ambiental 80
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto 80
Análise do Ciclo de Vida dos Produtos 80
Ecologia e Recuperação dos Ecossistemas 80
Economia e Ambientalismo 40
Estágio Supervisionado II 50
Projeto Integrador IV (Planejamento e Gestão Ambiental) 80
Atividades Complementares                                                                               100

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Rosa Maria de Oliveira Lima http://lattes.cnpq.br/2059291306301742
Graziella Patrício Pereira Garcia http://lattes.cnpq.br/3975484705565815
Carlos Henrique Rodrigues Coelho http://lattes.cnpq.br/6151680851551507
Jean Peter Alves Batista http://lattes.cnpq.br/0752072119079129


 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

  • VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
  • OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
  • VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
  • VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento

 Autoavaliação

A autoavaliação proposta para o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

Para isso a autoavaliação do curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

O processo auto-avaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico-administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da autoavaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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