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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno                                                                                                                      


Integralização Curricular

Modalidade: Licenciatura            
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso

   

O perfil desejado do egresso do Curso de Pedagogia é coerente com os seus objetivos, atendendo aos critérios de clareza em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de que o profissional seja um acadêmico formado para:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  3. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  4. Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  5. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  6. Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  7. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  9. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  10. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
  11. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  12. Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  13. Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  14. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

 Objetivos

Formar o profissional licenciado em Pedagogia com sólida base teórica interdisciplinar, capaz de compreender e atuar nas realidades sociais.

 Habilidades e Competências

O curso de Pedagogia deve abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para a formação do educador capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direção, as seguintes competências e habilidades, entre outras, devem ser desenvolvidas:

  • compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
  • compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
  • compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
  • capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  • capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
  • capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
  • capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Língua Brasileira de Sinais  80
História da Educação 80
Didática E Planejamento 40
Tecnologia da Informação e Comunicação 40
Comunicação e Processo Cientifico 80
Projeto Integrador I ( Empreendedorismo ,Liderança, Criatividade e Inovação ). 80
Estágio Supervisionado I 20

2º Período

Disciplinas Carga horária
Educação de Jovens e Adultos 80
História da Arte 40
Educação Infantil 120
Cultura Afro-Brasileira e Educação Indígena 40
Desenvolvimento do Pensamento Filosófica 80
Projeto Integrador II ( Responsabilidade Social ,Educação, Étnico-racial) 80
Estágio Supervisionado II 20

3º Período

Disciplinas Carga horária
Filosofia e Sociologia da Educação 80
Psicologia da Educação 80
Biologia da Educação 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III( Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80
Estágio Supervisionado III 30

4º Período

Disciplinas Carga horária
Alfabetização e Letramento 120
Psicomotricidade e Aprendizagem 40
Educação do Campo 40
Educação Inclusiva 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador IV 80
Estágio Supervisionado IV 30

5º Período

Disciplinas Carga horária
Avaliação das Aprendizagens 80
Ciências Politicas e Politicas Contemporâneas 80
Gestão Educacional I 80
Língua Portuguesa - Metodologia e Prática de Ensino 80
Matemática-metodologia e Prática de Ensino 120
Estágio Supervisionado V 40

6º Período

Disciplinas Carga horária
Administração Mercadológica 80
Currículo e Profissionalidade  Docente 80
Geografia – Metodologia e Prática de Ensino 80
Gestão Educacional II 80
História – Metodologia e Prática de Ensino 40
Políticas e Legislação da Educação  Básica 80
Estágio Supervisionado 40

7º Período

Disciplinas Carga horária
Ciências Naturais-Metodologia  e Prática de Ensino 80
Estrutura na Gestão e Currículo no Ensino Fundamental  e Médio 80
Gestão Educacional III 80
Pedagogia Empresarial 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 80
Estágio Supervisionado 60

8º Período

Disciplinas Carga horária
Aprendizagem e Contextos Sociais :Família ,Escola, Comunidade organizações 80
Atividades complementares 200
Dificuldades de Aprendizagem 80
Educação Não –Escolar 80
Optativa 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 80
Estágio Supervisionado 60
 
 

 

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

  Carga Horária
Atividades Complementares 200
Estágio Supervisionado 300
Total 500

 

Carga Horária
Disciplinas 3360
Estágios 300
Atividades Complementares 200
Carga Horária Total em Horas 3.860

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Claudio Viera de Lima http://lattes.cnpq.br/1435202350290110
Cilene Margarete Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Daniel Francisco dos Santos http://lattes.cnpq.br/5103335842079336
Dejanir Jose Campos Júnior http://lattes.cnpq.br/4829254460823982
Doge Palhares Júnior http://lattes.cnpq.br/9263732222457842
Eloisa Magela Mendonça http://lattes.cnpq.br/6649329281784603
Janaina de Jesus Batista http://lattes.cnpq.br/4948125233541904
Jocyare Cristina Pereira http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
José Araújo de Souza http://lattes.cnpq.br/6533884083513627
Kênia Mendes Pereira http://lattes.cnpq.br/5127397887394096
Luciano Marcos Cavalcanti  http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luiz Antônio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Pedro Carlos Ferreira Santos http://lattes.cnpq.br/4502918706650690
Sergio Ricardo Magalhães http://lattes.cnpq.br/6326952875196975
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Vanessa Carla Alves http://lattes.cnpq.br/1343697268333859

                                                                 

 Formas de Avaliação

A avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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