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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno                                                                                                                      


Integralização Curricular

Modalidade: Licenciatura            
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso

   

O perfil desejado do egresso do Curso de Pedagogia é coerente com os seus objetivos, atendendo aos critérios de clareza em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de que o profissional seja um acadêmico formado para:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  3. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  4. Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  5. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  6. Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  7. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  9. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  10. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
  11. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  12. Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  13. Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  14. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

 Objetivos

Formar o profissional licenciado em Pedagogia com sólida base teórica interdisciplinar, capaz de compreender e atuar nas realidades sociais.

 

 Habilidades e Competências

O curso de Pedagogia deve abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para a formação do educador capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direção, as seguintes competências e habilidades, entre outras, devem ser desenvolvidas:

  • compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
  • compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
  • compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
  • capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  • capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
  • capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
  • capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Língua Brasileira de Sinais 80
História da Educação 80
Didática e Planejamento 40
Tecnologias da Informação e Comunicação 40
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80
Estágio Supervisionado I 20

2º Período

Disciplinas Carga horária
Educação de Jovens e Adultos 80
História da Arte 40
Educação Infantil 120
Cultura Afro-Brasileira e Educação Indígena 40
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80
Estágio Supervisionado II 20

3º Período

Disciplinas Carga horária
Filosofia e Sociologia da Educação 80
Psicologia da Educação 80
Biologia da Educação 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Meio ambiente e sustentabilidade) 80
Estágio Supervisionado III 30

4º Período

Disciplinas Carga horária
Alfabetização e Letramento 120
Psicomotricidade e Aprendizagem 40
Educação do Campo 40
Educação Inclusiva 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador I V(Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80
Estágio Supervisionado IV 30

5º Período

Disciplinas Carga horária
Língua Portuguesa – Metodologia e Prática de Ensino 80
Matemática – Metodologia e Prática de Ensino 120
Avaliação das Aprendizagens 80
Gestão Educacional I 80
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Estágio Supervisionado V 40

6º Período

Disciplinas Carga horária
Políticas e Legislação da Educação Básica 80
Currículo e Profissionalidade Docente 80
Gestão Educacional II 80
Geografia – Metodologia e Prática de Ensino 80
História – Metodologia e Prática de Ensino 40
Administração Mercadológica 80
Estágio Supervisionado VI 40

7º Período

Disciplinas Carga horária
Estrutura na Gestão e Currículo no Ensino Fundamental e Médio 80
Ciências Naturais – Metodologia e Prática de Ensino 80
Pedagogia Empresarial 80
Gestão Educacional III 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 80
Estágio Supervisionado VII 60

8º Período

Disciplinas Carga horária
Dificuldades de Aprendizagem 80
Educação Não escolar 80
Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 80
Estágio Supervisionado VII 60
Atividades Complementares 100
Optativa 80

                                                                           

Corpo Docente

  

Docente Lattes
Carlos Henrique Rodrigues Coelho http://lattes.cnpq.br/6151680851551507
Cláudio Vieira Lima http://lattes.cnpq.br/1435202350290110
Daniel Francisco dos Santos  http://lattes.cnpq.br/5103335842079336
Dejanir Jose Campos Junior http://lattes.cnpq.br/4829254460823982
Elizabeth Barros Barbosa de Faria http://lattes.cnpq.br/2895974614639359
Eloísa Magela Mendonça http://lattes.cnpq.br/6649329281784603
José Araujo de Souza  http://lattes.cnpq.br/6533884083513627
Kênia Mendes Pereira http://lattes.cnpq.br/5127397887394096
Luiz Antonio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Pedro Carlos Ferreira Santos  http://lattes.cnpq.br/4502918706650690
Vanessa Carla Alves http://lattes.cnpq.br/1343697268333859

 Formas de Avaliação

A avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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