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 Informações Gerais  

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres e Máximo: 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

  Perfil do Egresso   

   

O perfil desejado para o Tecnólogo em Gestão Ambiental é o de um profissional pautado pelos princípios éticos, com uma atitude proativa, capaz de atuar em equipe, interagindo com diferentes profissionais, em diversos segmentos da sociedade, e que busca o equilíbrio entre a utilização sustentável dos recursos ambientais e o desenvolvimento socioeconômico regional. O profissional deverá deter sólidos conhecimentos teóricos e aplicados sobre a complexidade ambiental, processos produtivos, produção mais limpa de processos produtivos e sobre gestão ambiental integrada.

Deverá estar apto a identificar e analisar impactos ambientais, propor alternativas para minimizar e ou remediar problemas, planejar e implementar sistemas e projetos que objetivem a utilização sustentável de recursos naturais e o gerenciamento dos resíduos gerados. O profissional deverá estar apto a realizar pesquisas, redigir pareceres, laudos e relatórios, bem como socializar conhecimentos adquiridos e tecnologias produzidas.

  Objetivos   

Objetivo Geral

Formar profissionais com responsabilidade socioambiental, visão integrada do meio ambiente e ética, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

Objetivos Específicos

  • Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Conhecer estratégias de gestão ambiental;
  • Dominar conceitos atuais de gestão empresarial;
  • Utilizar recursos de Internet;
  • Aplicar conhecimentos em desenvolvimento de plano estratégico para questões de impacto ambiental;
  • Analisar tendências de sistemas de preservação ambiental;
  • Possuir comportamento empreendedor: busca de oportunidade, planejamento, autoconfiança, correr riscos calculados, estabelecimento de metas, persuasão e rede de contato;
  • Conhecer a aplicação da legislação ambiental, do consumidor e Políticas Públicas relacionadas ao meio ambiente;
  • Coletar, analisar e tratar dados;
  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos;
  • Saber planejar-se, auto organizar-se, estabelecer métodos próprios de gerenciar seu tempo e espaço de trabalho;
  • Ter expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, de cooperação, trabalho em equipe, diálogo, exercício da negociação e de comunicação interpessoal;
  • Utilizar todos os conhecimentos – obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados - nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho, isto é, da capacidade de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa;
  • Apresentar iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção (compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva, seus direitos e deveres);
  • Ter raciocínio crítico e analítico para operar com valores, para estabelecer relações formais e causais entre fenômenos e para expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem permanente, acompanhando mudanças nas condições de trabalho e se atualizando através de outros estudos e cursos.

  Habilidades e Competências   

  • Avaliar técnica e economicamente as tecnologias e práticas gerenciais para minimização dos impactos ambientais adversos;
  • Agregar formação técnica, empreendedora, criativa, humanística e ética ao gestor ambiental, visando uma maior inserção e participação na sociedade;
  • Aplicar os conceitos de gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável;
  • Demonstrar a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
  • Utilizar a legislação ambiental local, nacional e internacional;
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
  • Participar da elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais;
  • Interagir com profissionais de outras áreas, a partir de sua formação interdisciplinar;
  • Aplicar as normas de qualidade ambiental e conhecer os processos para certificação;
  • Estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançar os resultados esperados;
  • Participar da elaboração de programas de gestão de unidades de conservação;
  • Participar na elaboração de programas de identificação de poluentes e na recuperação de áreas degradadas;
  • Conscientizar a comunidade para a participação nas lutas pela conservação do meio ambiente;
  • Realizar consultoria, palestras e treinamentos em gestão ambiental;
  • Avaliar os métodos e as técnicas utilizadas para a análise, conservação e controle ambiental;
  • Identificar os fundamentos de meio ambiente relacionados às atividades da gestão ambiental;
  • Selecionar as estratégias adequadas de ação, visando o atendimento de interesses interpessoais e institucionais;
  • Definir os aspectos, impactos e riscos ambientais relacionados ao contexto empresarial;
  • Aplicar as tecnologias ambientais e implantar programas de gestão ambiental para o setor público e privado;
  • Implementar os sistemas integrados de gestão ambiental;
  • Realizar auditorias ambientais, vistoria, avaliação, laudo e parecer técnico, para área pública e privada;
  • Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
  • Aplicar a educação ambiental para melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

  Grade Curricular e Corpo Docente   

Grade Curricular 

Grade Curricular

 

1º Período

Disciplinas Carga horária
Meteorologia e Climatologia 80
Fundamentos da Administração 80
Comunicação e Processo Científico 80
Saneamento Ambiental 80
Microbiologia e Parasitologia Ambiental 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Estatística Aplicada 80
Gestão Estratégica de Pessoas 80
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos 80
Geologia e Biologia do Solo 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Desenvolvimento Social e Humano  80
Gestão Estratégica de Marketing 80
Elaboração e Análise de Projetos Ambientais 80
Química Geral 80
Tratamento de Efluentes Industriais 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Perícia e Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais 80
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto 40
Análise do Ciclo de Vida dos Produtos 80
Química Analítica e Ambiental 80
Optativa  80
Trabalho de Conclusão de Curso 40
Projeto Integrador IV (Gestão e Tecnologia) 80

 

 


Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
  Carga Horária
Atividades Complementares 100 horas
Estágio Supervisionado 100 horas
Total 200 horas
Carga Horária
Disciplinas 1600 horas
Estágios 100 horas
Atividades Complementares 100 horas
Carga Horária Total em Horas 1800 horas

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Cilene Margareth Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Doge Palhares Júnior http://lattes.cnpq.br/9263732222457842
Eduardo Jesus De Carvalho http://lattes.cnpq.br/7489517041644329
Gildélio Antônio Moura http://lattes.cnpq.br/2904432094098914
Graziella Patrício Pereira Garcia http://lattes.cnpq.br/3975484705565815
José Carlos Martins do Nascimento http://lattes.cnpq.br/2662008195698055
Júlio César Costa http://lattes.cnpq.br/4085943509411948
Luciana Mara França Moreira http://lattes.cnpq.br/1904954899867289
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Maurício Cézar Resende Leite Júnior http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Paola da Silva Vieira Diniz http://lattes.cnpq.br/8720756774647899
Sérgio Ricardo Magalhães http://lattes.cnpq.br/6326952875196975
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Zelma Leão da Paixão Silva http://lattes.cnpq.br/9280574290350321

  Formas de Avaliação   

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

  Autoavaliação   

A autoavaliação proposta para o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental visa fornecer dados e informações para análise do

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

  Formas de Acesso    

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

  


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