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administracao

 Informações Gerais 

    

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo: 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

  Perfil do Egresso 

   

O Curso de Administração busca oportunizar ao egresso a qualificação necessária à compreensão de questões científicas, técnicas, sociais e econômicas em processo no mundo contemporâneo.

Nesta perspectiva, busca habilitar o egresso ao gerenciamento à assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade e competência no trato de situações adversas presentes ou emergentes no campo de atuação do administrador.

A proposta da UninCor para o egresso é instigar a prática pedagógica, na perspectiva da construção da autonomia intelectual através atividades práticas, atividades de extensão e iniciação científica.

 Objetivos 

Objetivo Geral 

Formar profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente organizações, que sejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.

Objetivos Específicos 

  • Formar profissionais, técnicos e especialistas para as demandas sociais;
  • Desenvolver a consciência de que a formação profissional é um processo contínuo a ser atualizado, durante toda a existência humana;
  • Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das relações humanas, oportunizando a inclusão social à luz de valores éticos e políticos;
  • Possibilitar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico na formação do cidadão;
  • Promover a inclusão, a inserção, o empreendedorismo, a participação na construção
  • coletiva, o compromisso comunitário;
  • Zelar pela efetivação dos princípios éticos e de responsabilidade social;
  • Contribuir para a elaboração da cultura e a sua transmissão, procurando valorizar seu conteúdo á luz da realidade social;
  • Promover a pesquisa;
  • Incentivar o diálogo interdisciplinar, a integração entre os diversos ramos do saber, a reflexão crítica sobre os problemas humanos, a investigação da verdade;
  • Cooperar no desenvolvimento social, econômico, cultural da região e/ou país;
  • Cooperar com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, na realização de pesquisas, na elaboração de projetos, e na prestação de serviços;
  • Contribuir para o bem da comunidade regional, nos campos social, cultural e assistencial;
  • Estender à comunidade local e regional, sob forma de cursos e/ou serviços, as suas atividades de ensino e os resultados da pesquisa;
  • Divulgar trabalhos produzidos no seu ambiente acadêmico;
  • Apresentar e desenvolver inovações;
  • Proporcionar oportunidades de participação da comunidade interna e externa em programas de desenvolvimento comunitário e regional;
  • Manter intercâmbio de informações com instituições congêneres, nacionais ou internacionais;
  • Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.

 Habilidades e Competências 

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; 
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular 

1º Período

Disciplinas
Matemática
Fundamentos da Administração
Gestão de Sistemas de Informação
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas
Matemática Financeira
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Gestão Estratégica de Marketing
Gestão da Produção e Operações
Fundamentos da Contabilidade
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Contabilidade Gerencial
Gestão da Qualidade
Pesquisa Operacional
Planejamento Estratégico

5º Período

Disciplinas
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas
Logística Empresarial
Gestão de Projetos
Comportamento Organizacional
Administração Financeira e Orçamentária
Estágio Supervisionado I

6º Período

Disciplinas
Optativa I
Logística Aplicada
Gestão Empresarial
Estratégia Competitiva e Corporativa
Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação.
Estágio Supervisionado II

7º Período

Disciplinas
Optativa II
Legislação Aplicada
Economia e Finanças
Plano de Negócios I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III

8º Período

Disciplinas
Optativa III
Gestão da Produtividade
Mercado de Capitais
Plano de Negócios II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas

Corpo Docente

Docente
Cilene Margarete Pereira
Doge Palhares Júnior
Eduardo Jesus De Carvalho
Gildélio Antônio Moura
Graziella Patrício Pereira Garcia
José Carlos Martins do Nascimento
Júlio César Costa
Luciana Mara França Moreira
Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Maurício Cézar Resende Leite Júnior
Paola da Silva Vieira Diniz
Sérgio Ricardo Magalhães
Terezinha Richartz Santana
Zelma Leão da Paixão Silva

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.