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 Informações Gerais 

    

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo: 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

  Perfil do Egresso 

   

O Curso de Administração busca oportunizar ao egresso a qualificação necessária à compreensão de questões científicas, técnicas, sociais e econômicas em processo no mundo contemporâneo.

Nesta perspectiva, busca habilitar o egresso ao gerenciamento à assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade e competência no trato de situações adversas presentes ou emergentes no campo de atuação do administrador.

A proposta da UninCor para o egresso é instigar a prática pedagógica, na perspectiva da construção da autonomia intelectual através atividades práticas, atividades de extensão e iniciação científica.

 Objetivos 

Objetivo Geral 

Formar profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente organizações, que sejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.

Objetivos Específicos 

  • Formar profissionais, técnicos e especialistas para as demandas sociais;
  • Desenvolver a consciência de que a formação profissional é um processo contínuo a ser atualizado, durante toda a existência humana;
  • Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das relações humanas, oportunizando a inclusão social à luz de valores éticos e políticos;
  • Possibilitar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico na formação do cidadão;
  • Promover a inclusão, a inserção, o empreendedorismo, a participação na construção
  • coletiva, o compromisso comunitário;
  • Zelar pela efetivação dos princípios éticos e de responsabilidade social;
  • Contribuir para a elaboração da cultura e a sua transmissão, procurando valorizar seu conteúdo á luz da realidade social;
  • Promover a pesquisa;
  • Incentivar o diálogo interdisciplinar, a integração entre os diversos ramos do saber, a reflexão crítica sobre os problemas humanos, a investigação da verdade;
  • Cooperar no desenvolvimento social, econômico, cultural da região e/ou país;
  • Cooperar com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, na realização de pesquisas, na elaboração de projetos, e na prestação de serviços;
  • Contribuir para o bem da comunidade regional, nos campos social, cultural e assistencial;
  • Estender à comunidade local e regional, sob forma de cursos e/ou serviços, as suas atividades de ensino e os resultados da pesquisa;
  • Divulgar trabalhos produzidos no seu ambiente acadêmico;
  • Apresentar e desenvolver inovações;
  • Proporcionar oportunidades de participação da comunidade interna e externa em programas de desenvolvimento comunitário e regional;
  • Manter intercâmbio de informações com instituições congêneres, nacionais ou internacionais;
  • Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.

 Habilidades e Competências 

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; 
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 Grade Curricular

Grade Curricular 

1º Período

Disciplinas
Matemática
Fundamentos da Administração
Gestão de Sistemas de Informação
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas
Matemática Financeira
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Gestão Estratégica de Marketing
Gestão da Produção e Operações
Fundamentos da Contabilidade
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Contabilidade Gerencial
Gestão da Qualidade
Pesquisa Operacional
Planejamento Estratégico

5º Período

Disciplinas
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas
Logística Empresarial
Gestão de Projetos
Comportamento Organizacional
Administração Financeira e Orçamentária
Estágio Supervisionado I

6º Período

Disciplinas
Optativa I
Logística Aplicada
Gestão Empresarial
Estratégia Competitiva e Corporativa
Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação.
Estágio Supervisionado II

7º Período

Disciplinas
Optativa II
Legislação Aplicada
Economia e Finanças
Plano de Negócios I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III

8º Período

Disciplinas
Optativa III
Gestão da Produtividade
Mercado de Capitais
Plano de Negócios II
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas

 

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.