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 Informações Gerais

    

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo: 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 

  Perfil do Egresso

   

O Curso de Administração busca oportunizar ao egresso a qualificação necessária à compreensão de questões científicas, técnicas, sociais e econômicas em processo no mundo contemporâneo.

Nesta perspectiva, busca habilitar o egresso ao gerenciamento à assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade e competência no trato de situações adversas presentes ou emergentes no campo de atuação do administrador.

A proposta da UninCor para o egresso é instigar a prática pedagógica, na perspectiva da construção da autonomia intelectual através atividades práticas, atividades de extensão e iniciação científica.

 

 Objetivos

Objetivo Geral 

Formar profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente organizações, que sejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.

 

Objetivos Específicos 

  • Formar profissionais, técnicos e especialistas para as demandas sociais;
  • Desenvolver a consciência de que a formação profissional é um processo contínuo a ser atualizado, durante toda a existência humana;
  • Contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das relações humanas, oportunizando a inclusão social à luz de valores éticos e políticos;
  • Possibilitar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico na formação do cidadão;
  • Promover a inclusão, a inserção, o empreendedorismo, a participação na construção
  • coletiva, o compromisso comunitário;
  • Zelar pela efetivação dos princípios éticos e de responsabilidade social;
  • Contribuir para a elaboração da cultura e a sua transmissão, procurando valorizar seu conteúdo á luz da realidade social;
  • Promover a pesquisa;
  • Incentivar o diálogo interdisciplinar, a integração entre os diversos ramos do saber, a reflexão crítica sobre os problemas humanos, a investigação da verdade;
  • Cooperar no desenvolvimento social, econômico, cultural da região e/ou país;
  • Cooperar com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, na realização de pesquisas, na elaboração de projetos, e na prestação de serviços;
  • Contribuir para o bem da comunidade regional, nos campos social, cultural e assistencial;
  • Estender à comunidade local e regional, sob forma de cursos e/ou serviços, as suas atividades de ensino e os resultados da pesquisa;
  • Divulgar trabalhos produzidos no seu ambiente acadêmico;
  • Apresentar e desenvolver inovações;
  • Proporcionar oportunidades de participação da comunidade interna e externa em programas de desenvolvimento comunitário e regional;
  • Manter intercâmbio de informações com instituições congêneres, nacionais ou internacionais;
  • Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.

 

 Habilidades e Competências

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; 
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular 

1º Período

Disciplinas Carga horária
Matemática 80
Fundamentos da Administração 80
Gestão de Sistemas de Informação 80
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Estatística Aplicada 80
Gestão Estratégica de Pessoas 80
Matemática Financeira 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Gestão Estratégica de Marketing 80
Gestão da Produção e Operações 80
Fundamentos da Contabilidade 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Contabilidade Gerencial 80
Gestão da Qualidade 80
Pesquisa Operacional 80
Planejamento Estratégico 80

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Logística Empresarial 80
Gestão de Projetos 80
Comportamento Organizacional 80
Administração Financeira e Orçamentária 80
Estágio Supervisionado I 100

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Optativa I 80
Logística Aplicada 80
Gestão Empresarial 80
Estratégia Competitiva e Corporativa 80
Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação. 80
Estágio Supervisionado II 100

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Optativa II 80
Legislação Aplicada 80
Economia e Finanças 80
Plano de Negócios I 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado III 100

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Optativa III 80
Gestão da Produtividade 80
Mercado de Capitais 80
Plano de Negócios II 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Estágio Supervisionado IV 100

 

 


Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
  Carga Horária
Atividades Complementares 200 horas
Estágio Supervisionado 400 horas
Total 600 horas

 

Carga Horária
Disciplinas 2600 horas
Estágios 400 horas
Atividades Complementares 200 horas
Carga Horária Total em Horas 3200 horas

Corpo Docente

 

Docente Lattes
Cilene Margarete Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Doge Palhares Júnior http://lattes.cnpq.br/9263732222457842
Eduardo Jesus De Carvalho http://lattes.cnpq.br/7489517041644329
Gildélio Antônio Moura http://lattes.cnpq.br/2904432094098914
Graziella Patrício Pereira Garcia http://lattes.cnpq.br/3975484705565815
José Carlos Martins do Nascimento http://lattes.cnpq.br/2662008195698055
Júlio César Costa http://lattes.cnpq.br/4085943509411948
Luciana Mara França Moreira http://lattes.cnpq.br/1904954899867289
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Maurício Cézar Resende Leite Júnior http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Paola da Silva Vieira Diniz http://lattes.cnpq.br/8720756774647899
Sérgio Ricardo Magalhães http://lattes.cnpq.br/6326952875196975
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Zelma Leão da Paixão Silva http://lattes.cnpq.br/9280574290350321

 


 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 

 

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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