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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres e Máximo: 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

 

 Perfil do Egresso

   

O perfil do egresso do Curso de Tecnologia em Logística da UninCor é coerente com os objetivos do curso no atendimento aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com o perfil estabelecido pelas Diretrizes Curriculares do Curso e de acordo com o Catálogo Nacional de Orientações para os cursos de Tecnologia- MEC.

O Curso de graduação Tecnologia em Logística da UninCor, habilita o profissional para identificar na área logística de uma empresa, o planejamento a coordenação e movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade , buscando atender ao mundo globalizado e competitivo, sendo capaz de atuar como profissional dentro das organizações respeitando a conduta ética social e as relações interpessoais.

 

 Objetivos

Objetivo Geral

O Curso de Tecnologia em Logística tem como objetivo capacitar o profissional a planejar, implementar e gerenciar a distribuição de produtos e serviços de empresas de qualquer segmento ou atividade na produção de bens e na contribuição para o progresso sustentável do município e da regionalidade.

 

Objetivos Específicos

  • Conhecer práticas administrativas aplicadas à gestão das organizações;
  • Levantar, apurar e analisar dados estatísticos;
  • Aplicar conceitos básicos de economia de mercado;
  • Compreender o comportamento humano e suas limitações nas organizações;
  • Construir uma gestão dinâmica das relações interpessoais;
  • Planejar o sistema de gestão para segurança e saúde do trabalhador;
  • Controlar custos operacionais e industriais;
  • Operacionalizar a logística industrial;
  • Planejar estrategicamente o sistema de compras e controle dos estoques;
  • Aplicar em suas operações o sistema de Gerenciamento Ambiental –SGA e Normas da ISSO 14000;
  • Desenvolver e implementar sistemas de informações no apoio à tomada de decisão;
  • Operacionalizar a cadeia de suprimentos e estoques aplicando o conhecimento dos indicadores financeiros na gestão de custos operacionais;
  • Aplicar as técnicas de negociação no desenvolvimento das alianças estratégicas e colaborativas;
  • Conhecer a legislação aplicável a logística;
  • Tomar decisões fundamentadas na contabilidade de custos;
  • Projetar o transporte e distribuição de bens dentro da cadeia de abastecimento.

 

 Habilidades e Competências

 

  • Atuar como profissional dentro das organizações respeitando a conduta ética social e as relações interpessoais;
  • Identificar a função do transporte e o papel da circulação de bens e serviços, no âmbito internacional, nacional, regional e municipal;
  • Coordenar a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que compatibilizem recursos com demandas;
  • Coletar, organizar e analisar dados, aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes, demanda, tempo, tarifas e fretes, custo de manutenção, velocidade e outros para a elaboração de estudos e projetos logísticos;
  • Gerir o tráfego, aplicar a legislação referente a logística, manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normalizam, no Brasil e no exterior;
  • Organizar e controlar a comercialização de transportes, marketing, atendimento a clientes e parceiros, negociação de fretes e orientação de usuários;
  • Reconhecer, identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, identificando potencialidades para o mercado produtivo;
  • Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de operação logística.

 

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Matemática 80
Fundamentos da Administração 80
Gestão de Sistemas de Informação 80
Comunicação e Processo Científico 80
Fundamentos da Logística Integrada 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Estatística Aplicada 80
Gestão Estratégica de Pessoas 80
Gerenciamento de Compras e Suprimento 80
Sistemas Logísticos e Produção 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Gestão Estratégica de  Marketing 80
Gestão da Produção e Operações 80
Transporte e Distribuição 80
Gestão e Manutenção de Frotas 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

4º Período

Disciplinas Carga horária
Logística Reversa 80
Centros de Distribuição e Tráfego 80
Gestão da Qualidade 80
Pesquisa Operacional 80
Optativa 80
Trabalho de Conclusão de Curso 40
Projeto Integrador IV (Gestão e Tecnologia) 80

 

 


Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
  Carga Horária
Atividades Complementares 100 horas
Estágio Supervisionado 100 horas
Total 200 horas
Carga Horária
Disciplinas 1600 horas
Estágios 100 horas
Atividades Complementares 100 horas
Carga Horária Total em Horas 1800 horas

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Cilene Margarete Pereira http://lattes.cnpq.br/9574577449606443
Doge Palhares Júnior http://lattes.cnpq.br/9263732222457842
Eduardo Jesus De Carvalho http://lattes.cnpq.br/7489517041644329
Gildélio Antônio Moura http://lattes.cnpq.br/2904432094098914
Graziella Patrício Pereira Garcia http://lattes.cnpq.br/3975484705565815
José Carlos Martins do Nascimento http://lattes.cnpq.br/2662008195698055
Júlio César Costa http://lattes.cnpq.br/4085943509411948
Luciana Mara França Moreira http://lattes.cnpq.br/1904954899867289
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Maurício Cézar Resende Leite Júnior http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Paola da Silva Vieira Diniz http://lattes.cnpq.br/8720756774647899
Sérgio Ricardo Magalhães http://lattes.cnpq.br/6326952875196975
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Zelma Leão da Paixão Silva http://lattes.cnpq.br/9280574290350321

 

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em
  • cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

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