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logistica

 

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres e Máximo: 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

 Perfil do Egresso 

   

O perfil do egresso do Curso de Tecnologia em Logística da UninCor é coerente com os objetivos do curso no atendimento aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com o perfil estabelecido pelas Diretrizes Curriculares do Curso e de acordo com o Catálogo Nacional de Orientações para os cursos de Tecnologia- MEC.

O Curso de graduação Tecnologia em Logística da UninCor, habilita o profissional para identificar na área logística de uma empresa, o planejamento a coordenação e movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade , buscando atender ao mundo globalizado e competitivo, sendo capaz de atuar como profissional dentro das organizações respeitando a conduta ética social e as relações interpessoais.

 Objetivos 

Objetivo Geral

O Curso de Tecnologia em Logística tem como objetivo capacitar o profissional a planejar, implementar e gerenciar a distribuição de produtos e serviços de empresas de qualquer segmento ou atividade na produção de bens e na contribuição para o progresso sustentável do município e da regionalidade.

Objetivos Específicos

  • Conhecer práticas administrativas aplicadas à gestão das organizações;
  • Levantar, apurar e analisar dados estatísticos;
  • Aplicar conceitos básicos de economia de mercado;
  • Compreender o comportamento humano e suas limitações nas organizações;
  • Construir uma gestão dinâmica das relações interpessoais;
  • Planejar o sistema de gestão para segurança e saúde do trabalhador;
  • Controlar custos operacionais e industriais;
  • Operacionalizar a logística industrial;
  • Planejar estrategicamente o sistema de compras e controle dos estoques;
  • Aplicar em suas operações o sistema de Gerenciamento Ambiental –SGA e Normas da ISSO 14000;
  • Desenvolver e implementar sistemas de informações no apoio à tomada de decisão;
  • Operacionalizar a cadeia de suprimentos e estoques aplicando o conhecimento dos indicadores financeiros na gestão de custos operacionais;
  • Aplicar as técnicas de negociação no desenvolvimento das alianças estratégicas e colaborativas;
  • Conhecer a legislação aplicável a logística;
  • Tomar decisões fundamentadas na contabilidade de custos;
  • Projetar o transporte e distribuição de bens dentro da cadeia de abastecimento.

 Habilidades e Competências 

  • Atuar como profissional dentro das organizações respeitando a conduta ética social e as relações interpessoais;
  • Identificar a função do transporte e o papel da circulação de bens e serviços, no âmbito internacional, nacional, regional e municipal;
  • Coordenar a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que compatibilizem recursos com demandas;
  • Coletar, organizar e analisar dados, aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes, demanda, tempo, tarifas e fretes, custo de manutenção, velocidade e outros para a elaboração de estudos e projetos logísticos;
  • Gerir o tráfego, aplicar a legislação referente a logística, manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normalizam, no Brasil e no exterior;
  • Organizar e controlar a comercialização de transportes, marketing, atendimento a clientes e parceiros, negociação de fretes e orientação de usuários;
  • Reconhecer, identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, identificando potencialidades para o mercado produtivo;
  • Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de operação logística.

 Grade Curricular  

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Matemática
Fundamentos da Administração
Gestão de Sistemas de Informação
Comunicação e Processo Científico
Fundamentos da Logística Integrada
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas
Gerenciamento de Compras e Suprimento
Sistemas Logísticos e Produção
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Gestão Estratégica de  Marketing
Gestão da Produção e Operações
Transporte e Distribuição
Gestão e Manutenção de Frotas
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Logística Reversa
Centros de Distribuição e Tráfego
Gestão da Qualidade
Pesquisa Operacional
Optativa
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto Integrador IV (Gestão e Tecnologia)

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas


 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em
  • cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.